Libélula - Projeto Cultural Educativo para Adolescentes Femininas


por: Juliana Machado


O projeto Libélula foi implementado em 2006 resultante de um levantamento feito com os adolescentes nas escolas da cidade e que comprovou o alto grau de desinformação sobre assuntos como orientação sexual, prevenção, planejamento e perspectiva de vida. Os dados alarmantes estimularam a criação do projeto como uma necessidade de intervenção direta no dia-a-dia desses jovens.

Em dezembro de 2008 o projeto foi reconhecido como Ponto de Cultura do Estado da Bahia atraves do Edital do Minc/Secult publicado no Diario Oficial sob o n° 067/2008 e desde então vem realizando diversas ações na cidade e região. Entre essas podemos destacar a Jornada Cultural que ocupou a Rua João Coutinho durante todo um dia com diversas atividades culturais, presença de mestres da tradição oral local como o Sr. Morenito, D. Mariinha, representantes de outros Pontos de Cultura, e a participação especial do grupo de hip hop “O Quadro” de Ilheús que no fim do dia agitou a meninada.

Essa iniciativa também transformou o muro na esquina das ruas João Coutinho e João de Souza num colorido mural representativo da cultura baiana. As meninas, entre 11 e 17 anos integrantes do projeto Libélula participaram de um processo de criação e estímulos com oficinas coordenadas pelos facilitadores do projeto e pela artista Juliana Mauer, graduada em Artes Plásticas na Argentina, idealizadora e coordenadora do projeto.

O objetivo foi transformar um espaço na cidade em um painel de memórias e costumes locais valorizando a cultura da região e resgatando esses valores na comunidade em geral.
Outra ação está prevista para o próximo mês, com diversas atividades na Praça dos Cachorros. Aguardem!

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia