Sistema de Saneamento Básico qualifica Itacaré

Por: Juliana Machado
Em Itacaré, um dos aspectos que atualmente mais interferem na qualidade de vida e da visita é o saneamento básico. Todos que conhecem a cidade se empolgam com as maravilhas e belezas naturais desta terra. O que antes era uma pequena vila de pescadores em pouco mais de 20 anos se transformou numa cidade com aproximadamente 12.000 habitantes na zona urbana. Esse crescimento tem reflexos importantes tanto no dia-a-dia dos moradores quanto nos dias de folga dos turistas.

As obras do saneamento básico já duram mais de 5 anos, com entrada e saída de empresas, abre e fecha de buracos e muitas perguntas sem respostas. No entanto, a real diferença já podemos sentir na “pele”, ou melhor, no “nariz” com um passeio pela Orla, no centro da cidade. Alguma coisa mudou, ou pelo menos está mudando.

foto: Nigia Vieira
Segundo o Técnico Fiscal da Obra de Saneamento de Itacaré e prestador de serviços da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) Wesley Ferreira Aguiar, também conhecido como “Léo”, hoje todas as casas da Orla estão ligadas diretamente à Rede Coletora da Embasa. No entanto para que a Orla fique 100% limpa é necessária ainda a canalização de alguns córregos que cortam a cidade e principalmente o entendimento dos moradores sobre a diferença entre rede de esgoto e rede de drenagem pluvial. Parte das casas ainda ligam o esgoto diretamente à rede pluvial, ou seja, na rede captadora das águas das chuvas. É essa água poluída que ainda continua desaguando na praia da Coroinha, só que em quantidades cada vez menores. Aos poucos a Orla vai voltando a ser o principal cartão-postal da cidade.

Para quem viu o filme “Saneamento Básico” a identificação é imediata, pois a mistura de ficção e realidade de forma bem humorada conseguiu tratar, literalmente, desse tema importante.
A empresa licitada e responsável pela obra, Franco Araújo, de Salvador até agora conseguiu ligar aproximadamente 1.200 casas à rede coletora que atende 70% das ruas da cidade. Os bairros mais bem atendidos pelas obras de saneamento são o Bairro Santo Antônio e o Bairro da Passagem. Mas infelizmente a obra não tem previsão para outros 2 locais: o Forte e o Porto de Trás.

Para nossa felicidade uma das praias mais requisitadas pelos turistas, a Praia da Concha tem hoje todas as cabanas/restaurantes ligados à rede coletora. Deixando o lugar ainda mais limpo, agradável e bonito.

A previsão é que mais 4.300 famílias sejam atendidas, mas para isso acontecer será preciso uma nova licitação e o empenho do poder público municipal junto a Embasa que dará seqüência ao projeto após o término do contrato com a empreiteira.

Muitas dificuldades impedem o atendimento de maior número de famílias como, por exemplo, o aumento de ocupações irregulares que acabaram danificando o sistema já instalado há alguns anos atrás e que teve que ser reconstruído despendendo tempo e dinheiro.

Com visão otimista o técnico destaca o sistema de saneamento instalado na cidade. Com 6 estações elevatórias e 1 estação de tratamento, localizada no Bairro da Passagem, o sistema ultra-violeta utilizado é um dos mais modernos do país e garante a limpeza completa da água que depois de tratada retorna para o Rio de Contas. A obra foi projetada para atender a demanda do crescimento urbano até 2020.

Outra informação importante é que qualquer construção que tenha uma caixa de esgoto no passeio ou no quintal pode e deve ser ligada diretamente à rede coletora. O proprietário pode pedir orientação a Embasa em caso de dúvida, ou somente comunicar à empresa que a ligação foi realizada. Existe também outra opção que é fazer a solicitação do serviço diretamente na internet ou no escritório regional da Embasa em Itacaré que fica à Rua Joaquim Vieira, nº 38, Centro, opção que exige paciência do morador por causa da morosidade no atendimento.

Essa é uma conquista da comunidade local e também dos turistas que hoje sentem e vêem uma cidade mais limpa e menos poluída com um serviço que aumenta a qualidade de vida dos moradores e também reafirma Itacaré como o principal destino ecológico do Estado da Bahia.

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia