Mostra CINEMULTI – Edição 2011

Idealizada pela jornalista e técnica em cultura municipal, Juliana Machado, a Mostra de Cinema Multicultural de Itacaré – ANO I, foi aprovada no Edital 08/2010 – Apoio a Realizações de Mostras e Festivais Audiovisuais, promovido pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia e pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), com publicação no Diário Oficial do Estado no dia 15 de dezembro de 2010.

A Mostra que acontece durante 05 finais de semana de março e abril vai realizar 23 sessões de curtas infanto-juvenil e a exibição de 33 longas metragens, todos nacionais. A Mostra será itinerante e percorrerá 04 praças e campos de futebol da cidade, além de realizar no último final de semana exibições no distrito de Taboquinhas. Além disso, o espaço Cinema Cultural, localizado no Centro da cidade, estará exibindo os filmes longas em horário alternativo, nos mesmos finais de semana da Mostra.

A Mostra CINEMULTI – Edição 2011 também vai oferecer 05 oficinas de capacitação em audiovisual: roteiro, produção, operação de câmera, edição e elaboração de projetos audiovisuais, com profissionais de alto nível que irão capacitar 80 pessoas, com cotas exclusivas de participação para moradores da cidade.

Os bate-papos com diretores e atores dos filmes constantes da programação também serão uma atração a parte. Dentre os nomes que já confirmaram presença durante a Mostra estão a diretora Anna Muylaert, premiada em 2010 com o filme “É Proibido Fumar”; o ator Vladimir Brichta com o filme “Quincas Berro D´Água e o diretor Milton Alencar com o filme “Garrincha – A estrela solitária”.

A estimativa total de público direto atingido pelo projeto é de 7.030 pessoas, entre jovens estagiários diretos do projeto; capacitação das oficinas e público telespectador da Mostra CINEMULTI.


OS OBJETIVOS DO PROJETO

O município de Itacaré não tem cinema (sala comercial de exibição) e por isso a maioria da população nunca teve nenhum contato com essa linguagem. Apesar do Cinema Cultural da cidade ter sido reformada e reinaugurada em 2010, ainda existe a idéia de que a sala de cinema é um espaço privilegiado e segmentado. Esses são alguns dos fatores que justificam a falta de hábito da comunidade em freqüentar o cinema e ver filmes, principalmente nacionais, visto que a programação da televisão aberta ainda privilegia o cinema americano e que há uma ausência de vídeo locadoras na cidade.

Por isso o objetivo geral do projeto é desenvolver o interesse da população local do município de Itacaré pela linguagem cinematográfica do cinema nacional através de um formato inovador de “cinema fora do cinema” e de uma programação específica.

Apesar das circunstâncias pouco propícias em 2006 realizamos o Festival Latinoamericano de Cinema Obreiro (Felco) com exibições diárias de filmes e debates com os realizadores, e comprovamos um interesse geral da população do município pela linguagem cinematográfica e em especial dos jovens locais que participaram efetivamente da organização do evento com o número expressivo de 500 pessoas por sessão. O sucesso do projeto gerou no ano seguinte a I Oficina de Audiovisual que capacitou 30 jovens locais em diversas áreas do audiovisual. Nos anos seguintes esses jovens multiplicaram o aprendizado, participaram e desenvolveram projetos como o Repórter Mirim (Itacaré FM), Jornal 2035, Rádio on line CBJr, Programa Ambiental online Bio Click, filmes de curta metragens sobre a cidade, tendo inclusive participado do Festival do Minuto e 19º Festival Cine Ceará. Toda essa iniciativa e vontade demonstram uma vocação dos jovens locais pela linguagem audiovisual. Neste cenário temos como objetivos específicos:

1) Envolver 15 jovens locais, já capacitados, diretamente (equipe técnica) durante a pré-produção, produção/execução e pós-produção da Mostra Cinemulti;

2) Capacitar 80 pessoas, com vagas exclusivas para os jovens locais na área de audiovisual;

3) Desenvolver o pensamento crítico sobre as produções audiovisuais nacionais;

4) Formar público;

5) Ampliar o acesso da comunidade de Itacaré aos filmes nacionais;

6) Valorizar o cinema brasileiro e especialmente as produções baianas;

7) Desmistificar a linguagem cinematográfica;

8) Atrair a população local através de um novo formato de exibição;

9) Reafirmar o cinema como um espaço de encontro e troca de idéias para além da exibição;

10) Coletar no mínimo 2000 opiniões sobre a organização da Mostra;

11) Demonstrar que o cinema é uma poderosa ferramenta de expressão cultural.

Para tanto será desenvolvido oficinas, exibições, bate-papos e entrevistas atraindo o público através do formato “surface” onde o público poderá acompanhar as exibições em círculo e será estimulado a trazer sua própria cadeira, canga e esteira.

Nos intervalos entre as exibições o público também poderá ver o que está acontecendo nas oficinas, bem como a qualquer momento ser o “ator” em destaque nas telas.

Juliana Machado

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia