São João agita Itacaré

Por: Bella Papadopoulou
   
Depois de quase quatro meses após uma das festas mais conhecidas no mundo, o Carnaval, todo mundo está pronto para outra celebração cultural conhecida como São João.

Comemorado no dia 24 de junho, início do inverno, a festa de São João traz pessoas de todas as idades, cores e ritmos para a celebração de um dos eventos mais importantes do país, especialmente na região nordeste. Estas festas trazem características da vida rural bem como as vestimentas típicas locais, envolvendo comidas, músicas, danças, fogueiras entre outros aspectos do interior.
Katia Pitta que gerencia a escola de Inglês "Easy2Speak" em Itacaré é uma grande fã do São João e acredita que as festas juninas são melhores que os festejos do Carnaval. 
 
"São João é especial porque é o momento onde todos se reúnem em um ambiente muito acolhedor. O inverno está apenas começando e as noites são mais frias, todos se reúnem ao redor da fogueira. Ao contrário do Carnaval, onde todos podem dançar samba por si só, São João é mais envolvente porque na maioria das vezes as danças são entre casais”, diz Katia.
 
Alem das danças comidas e fogueiras, São João também é uma época do ano onde as pessoas abrem seus corações para ajudar uns aos outros

Este ano, a Fundacão Hospitalar de Itacaré com apoio do ITI, ACERTI e o Clube da Melhor Idade de Itacaré, organizaram um evento para reunir dinheiro para o hospital público de Itacaré. As despesas mensais do hospital somam em torno de R$ 8.000,00 uma quantia que, às vezes, é difícil de conseguir. Diana Quadros responsável pela  organização  do evento, diz que eles conseguiram uma quantia de  R$ 2.000,00 para o hospital, graças as atitudes voluntárias  e a participação da comunidade.

"São João é uma festa alegre que reúne pessoas de todas as camadas sociais, tanto ricas como pobres” Diana diz.

Mas São João não é apenas uma preferência local. Muitos turistas que estão visitando os locais durante esta época do ano aproveitam para se tornar parte da celebração. A Californiana Yvone Delos Reyes passou seu segundo São João na cidade e considera uma das melhores coisas do Brasil.

"Eu adoro São João! A atmosfera é tão legal e a cidade torna-se tão colorida cheia de decorações. Durante a noite, as pequenas ruas de Itacaré se transformam em um cenário de grande festa onde são servidas bebidas ao longo das calçadas com todas as pessoas felizes e sempre dançando“ diz Yvone.

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia