Itacaré e reggae um amor só?


Por: Bella Papadopoulou.

Não demora muito até que os visitantes que vêm à Itacaré se apaixonem com a atmosfera tranquila e o estilo de vida calmo do local. Com exceção do sol e uma companhia agradável, não há nada como uma boa música para transformar o seu humor. A suave melodia com um ritmo envolvente relaxa os seus pensamentos e leva você a uma viagem para o final do horizonte diante dos raios do sol.
Não há dúvida sobre o fato de que o reggae é o estilo de música mais tocado na cidade. Percebe-se pela vibração descontraída por que isso acontece. Enquanto o samba e a mpb são frequentemente tocadas nos bares locais, músicas de reggae estão vindo de todos os cantos sendo cantada por todos que passam ao longo das ruas durante o dia.
O local Rógerio D´Lucca vem tocando reggae para os itacareenses há muitos anos. Com um CD já produzido e um novo a caminho, ele constitui a gama de artistas talentosos da cidade.
Quando cheguei aqui há dez anos as pessoas já se indentificavam com o reggae, apesar de Itacaré ser conhecida hoje como a cidade do surf, o reggae com certeza se encontra presente neste conjunto” diz Rógerio.
Crescer em São Paulo, onde o hip hop está dominando a cena musical, era inevitável que ele iria misturar as melodias em suas canções de reggae.
Me identifico com o ritmo desde os dez anos, quando comecei a ouvir Bob Marley, me identifico com a melodia e o feeling do som” diz Rógerio.
E por que reggae?
As mensagens passadas pelo reggae é o que fazem tão especial, uma forma de reinvindicar e cobrar alguma coisa através da música” diz Rógerio.
Sendo um dos pontos turísticos favoritos no mundo, Itacaré tem recebido muitas influências internacionais nos últimos anos. Uma delas é a baixista e cantora argentina Martos Belen.
"Acredito que reggae em Itacaré é uma coisa mais cultural. As pessoas não querem ouvir um tipo de música que exige uma atenção intensiva, eles só querem estar relaxados e se divertir ", diz Belen.
Muitos comparam a sua voz com uma mistura de Eryka Badu e Janis Jopplin, outros encontram semelhanças no estilo de Lauryn Hill. De qualquer forma, Belen é uma artista amada e sempre seguida pela multidão quando se apresenta nas noites na maioria dos bares locais durante a semana.
"A única coisa especial sobre reggae é a sensação gerada pelo ritmo, trazendo paz e tranquilide. Não só para a multidão que dança e se deixa levar pelo ritmo suave, mesmo para mim quando estou tocando ", diz ela e continua "gosto de morar e tocar em Itacaré porque é um sentimento diferente do que tenho vivenciado. Aqui as pessoas trabalham para viver e não vivem para trabalhar ".






Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia