A casa de chocolate

Por: Bella Papadopoulou.

Foi o americano, mais precisamente de Nova Iorque Alan Slesinger que trouxe vida nova no que era um antigo prédio colonial dos anos 30. Hoje Vila Rosa se mantém orgulhosa com uma área de 100 hectares sendo grande parte uma fazenda de cacau e com certeza um pedaço do paraíso.

Na parte da manhã todos nós nos encontramos em frente ao café de Alan no Casarão Azul e antes de embarcar na sua Land Rover que nos levará a Taboquinhas, onde o Vila se encontra, ele afirmou, "esta experiência será totalmente diferente do que nós estávamos esperando".
O transporte até lá é metade da diversão, como nós dirigimos através da intocada floresta Atlântica, as fazendas de palmeiras e açaí montam o cenário no caminho. Do alto acima na estrada, podemos ver o rio de Rio das Contas, que começa na Chapada Diamantina e termina em Itacaré, fazendo uma parada em Vila Rosa antes de finalizar seu percusso.
"Eu acho que o que vai fazer a sua viagem tão especial é a beleza do lugar e, claro, um pouco de chocolate no topo", Alan disse enquanto dirigiamos a 30 km de Itacaré, onde apenas 10 estão asfaltadas, então, aperte o cinto.
De onde é que o chocolate vem? Todos nós comemos, somos chocolatras assumidos - alguns ainda afirmam que não vivem sem esse sabor - mas poucos sabem realmente quais são suas origens. É certo dizer que um passeio pela fazenda de cacau em torno de Vila Rosa irá esclarecer todos os pontos de interrogação.
Finalmente chegamos à Vila Rosa e fomos recebidos por Mussum o cachorro pertencente a Vila, que recebeu todos nós de forma alegre e amiga. Em torno de nós apenas flores e árvores de todos os tipos e com um sentimento de como se estivessemos em um mundo totalmente diferente. Olhando ao redor do cenário verde (e os muitos caminhos organizados como verdadeiras calçadas) Vila Rosa se mistura entre as flores fazendo uma boa primeira impressão .
Começamos o passeio ao redor da fazenda, que é o lar de mais de 40 tipos diferentes de frutas, enquanto Alan explicava todo o processo de como o chocolate é feito, a partir do zero! Eles são muito cuidadosos para não prejudicar o meio ambiente e é por isso que eles só cultivam as plantas de maneira orgânica. As sementes do cacau são utilizadas para o chocolate, o sumo é pressionada para fabricação de bebidas e do famoso mel de cacau e os restos do fruto são deixados para a compostagem de modo a não se perder nada, tudo se aproveita!
Maria Letícia Ribas foi uma das visitantes em nosso grupo e ela estava absolutamente espantado com o passeio. "Foi uma surpresa ver que o chocolate começa como uma semente. Também fiquei surpresa pelo seu sabor, como eu pensei que seria doce, mas na verdade era muito amargo ", diz ela.
Depois do passeio pela fazenda de cacau, todos nós entramos na Vila Rosa que foi restaurada e transformada num museu. Aqui você vai ver como era a vida de uma família que morava no local na década de 30 e terá uma visão no tempo de como era a vida de um produtor de cacau nesta região.
No final tudo foi resumido com uma deliciosa fatia de pizza no estilo Nova Iorque acompanhada do suco de cacau fresco feito na hora. Nosso dia na fazenda chegou ao fim e era hora de dirigir de volta para o mundo moderno, onde o chocolate não vem de uma árvore, mas a partir do próximo supermercado.
Se um dia não é suficiente, pode-se passar a noite e se deliciar de um jantar colonial, na Vila Rosa. Confira a página oficial da Vila Rosa para mais experiências: www.vilarosaitacare.com

 





Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia