Dia Nacional da Independência em Itacaré


Por. Bella Papadopoulou.
  
As comemorações e festejos do dia da independência foram destaques nas ruas de Itacaré durante todo o dia com passeatas, protestos e fantasias.

foto: Yvonne Delos Reyes.
No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe Dom Pedro declarou a Independência do Brasil quando disse a famosa frase "Independência ou Morte".
foto: Yvonne Delos Reyes.
Dia da Independência é um feriado comemorado em todo o país e ao mesmo tempo grandes desfiles são realizados nas cidades. Os itacarensees aproveitaram também o dia de folga para irem relaxar na praia.
Mas mesmo com toda essa descontração praieira Itacaré tem um desfile próprio, onde as crianças de todas as idades se reúnem e marcham pela cidade juntos. Assim como naquele dia em 1822, quando o príncipe Dom Pedro levantou-se para o seu país e gritou "liberdade ou morte", 7 de setembro continua sendo um dia de levar tal mensagem de luta a diante.
Este ano, o tema principal dos desfiles foi ecologia e sustentabilidade, levantando uma questão que tem sido a bola da vez no Brasil, recentemente com a convenção sustentável, tanto da ONU que está sendo realizada no Rio e em novas legislações impostas sobre a Amazônia.
foto: Yvonne Delos Reyes.
As crianças marcharam pelas ruas de Itacaré segurando pequenas árvores plantadas em garrafas de plástico recicladas e mostrando cartazes com mensagens como "cuidar da natureza e jogar seu lixo no lixo".
Yvonne Delos Reyes é voluntário na ONG "Punho Forte", onde as crianças organizaram um grande desfile para a ocasião. "Foi uma experiência verdadeiramente incrível fazer parte desta festa e todas as crianças estavam muito animadas para fazer parte do desfile", diz ela.
Em Brasília, a celebração acontece na Esplanada dos Ministérios com um desfile militar na presença do Presidente do Brasil. Cerca de 30 mil pessoas comparecem ao evento a cada ano.





Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia