Viajantes de peso em Itacaré!

Por: Bella Papadopoulou.

Há algo de especial sobre as baleias. Todo mundo ama e quer compatilhar um momento de aparição desta criatura mesmo que seja apenas para ver a cauda de uma. Talvez seja o seu comportamento amigável ou seu tamanho impressionante. De qualquer maneira, estar cara a cara com a baleia Jubarte de 16 metros de comprimento é algo que você nunca vai esquecer!
 Cinco anos atrás, a pesquisadora e estudante de biólogia, Nayane Rosetti e sua equipe, começou a fazer viagens de barco diáriamente para alto mar na intenção de ver a baleia Jubarte bem de perto. As baleias vêm para as águas quentes de Itacaré para reproduzir e passar um período longo - como se fosse de férias - de julho a novembro todos os anos.
Após este tempo de viagem ao longo do litoral brasileiro elas migram de volta para a Antártida, que fica a cerca de 4000 quilômetros de distância. Com uma velocidade média de 42km/dia, todo o trajeto demora cerca de 2 meses até o destino final, onde ficarão (principalmente para comer toneladas de camarão) até julho do ano seguinte.
Ninguém sabe ao certo por que as Jubartes escolhem este lugar para se reproduzirem, algumas teorias acredita-se que sejam as correntes e a temperatura da água. Mas espera um pouco, quem não gostaria de viver em Itacaré?
Presenciar essas criaturas de tão perto é uma coisa emocionante. Betinha Yonashiro participou da viagem e ficou surpresa com o que viu.
"Quando eu vi a baleia mãe brincando com seu filho recém-nascido senti vontade de chorar. Testemunhar aquele momento foi uma coisa incrível ", disse ela.
Nayane que tem encontrado as baleias quase que diariamente durante as temporadas, sente-se como se fosse a primeira vez.
"É algo muito especial e emocionante ver estas criaturas doces e amigáveis. É divertido, porque elas também são muito curiosas para ver as pessoas" diz Nayane.
Mas não é só isso que faz esta divertida viagem especial, é toda a atmosfera no barco. Uma feliz tripulação, frutas frescas servidas, canções tranqüilas junto com a água turquesa e um sol sempre brilhando é uma receita para uma ótima atividade durante o dia.
Os movimentos habituais que se podem esperar do comportamento das baleias são acenos, gestos ou movimentos com a cauda, ​​nadam perto da superfície, espreitando para fora toda a cabeça ao saltarem.
Muitos perguntam se há garantia de encontrar sempre alguma e, como Nayane diz "não é uma coisa planejada, como todos os animais elas têm as suas próprias rotinas, mas isso nunca aconteceu, em todos esses anos que saimos sempre encontramos elas" .


Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia