Contar histórias como um ato social!


Por: Bella Papadopoulou
Último fim de semana foi um grande dia para todos os filhos do Bairro Novo, quando as portas para contar histórias foram abertas.
A Casa do Conto é uma ação social com foco na literatura. É exclusivamente para as crianças do Bairro Santo Antonio (Bairro Novo) de 5 até 12 anos de idade. É um projeto que foi fundado por Ana Laura Nodar, Francielle Benevides, Marcelo Fantucci e Rafael Molon.
“Nossa intenção é contar histórias esperando despertar nas crianças o interesse pela leitura e acrescentar algo mais na vida delas” diz um dos fundadores.
A ideia surgiu do proprietário da casa que mora fora de Itacaré que era fazer algo no bairro, e essa disponibilidade foi o suficiente para os fundadores começarem a reforma da casa e adequar as necessidades das crianças.
Qual é o objetivo?
“Nosso objetivo é estimular nas crianças o interesse pela leitura, acreditando em um melhor desempenho escolar e com isso melhorar a auto estima da criançada de um bairro carente como o Santo Antonio” diz Marcelo.



No dia de abertura a resposta foi esmagadoramente positiva. Crianças de toda a área vieram e mostraram seu entusiasmo para a Casa do Conto.

“Nos preparamos para receber 300 crianças em uma festa com o tema Circo (mas esse número foi muito maior e deviam ter 500 crianças) tinham vários palhaços, amigas voluntárias pintando o rosto das crianças, um juiz organizando o futebol dos meninos e das meninas, um carrinho de pipoca outro de cachorro quente, algodão doce e no final distribuimos um pedaço de bolo e um catavento para cada criança” diz Marcelo e continua dizendo que “não sabíamos de que maneira elas iriam reagir e pra nossa surpresa as brincadeiras foram muito bem recebidas (futebol, dança das cadeiras e corrida do saco) e todos se divertiram bastante”.
Um filósofo disse uma vez "as histórias têm de ser ditas ou morrem, e quando morrem, não podemos lembrar de quem somos ou porque estamos aqui". Se isto é verdade, Marcelo e os outros fundadores estão fazendo algo mais do que apenas uma ação social.

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia