Surf Eco Festival aterrisa novamente em Itacaré, de 27 de outubro a 1º de novembro

Vem aí a 7ª edição do SURF ECO FESTIVAL novamente na Praia da Tiririca em Itacaré - Bahia. E dessa vez, inovando, sendo o primeiro evento mundial sustentável, prometendo lotar as areias da tiririca para mais um show de surf, ecologia e diversão.

CAMPEONATO 
O grande objetivo do SURF ECO FESTIVAL é fazer uma prova do World Qualifying Series (WQS) diferente do convencional, com atrativos que ultrapassem os limites das boias de competição. E nisso os organizadores do evento vêm acertando em cheio desde a primeira edição do evento, realizado em junho de 2008.
O diretor executivo Roberto Perdigão, da ASP South America, confirma que o Surf Eco Festival realizado na Bahia é a etapa mais antiga do tour da ASP em atividade durante os últimos 7 anos. Em 2013 o evento foi realizado em Itacaré, na praia de Tiririca, com grande aprovação dos atletas nacionais e internacionais.

Este foi o cenário do Surf Eco Festival em 2013
ECOLOGIA 
Uma série de atividades ecológicas e culturais fazem o público e os atletas esquecerem as baterias em alguns momentos e entrarem de cabeça na consciência ecológica.
Para incorporar o Surf Eco Festival a todo acervo cultural e turístico os organizadores oferecem aos atletas, turistas e principalmente para a região um projeto de gestão socioambiental. Foi realizada uma semana de palestras, oficinas com a comunidade e tendas ambientais na praia com exposições e atividades.
Além disso, em 2013, o evento cumpriu uma função social muito importante quando trouxe à praia cerca de 1.000 alunos de escolas públicas, a maioria da periferia de Itacaré, para participarem de atividades que auxiliam na formação de uma consciência sobre preservação e manutenção do meio-ambiente. Associar esporte ao meio-ambiente é uma iniciativa que busca disseminar uma política de paz, ao mesmo tempo mostrar o quanto é importante para o ser humano manter uma postura preservacionista.

EVENTO SUSTENTÁVEL - Energia Solar no Surf Eco Festival 


De forma pioneira no circuito mundial de Surf, o ECO SURF FESTIVAL estará produzindo a sua própria eletricidade utilizando a energia solar.  A ideia apresentada pela USINAZUL,  empresa especializada em energia renovável,  é inédita e foi muito bem recebida pela organização do evento, que abraçou de imediato a inovação de gerar sua própria energia de forma sustentável.
O projeto conta também com a parceria do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos (LSF) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), que fornecerá o sistema de energia solar, supervisionará a instalação e fará monitoramento durante o evento, gerando informação e promovendo a difusão da energia solar.  O IEE tem participado de grande projetos de energia solar no Brasil, como o recém inaugurado em Fernando de Noronha, na Arena Pernambuco, dentre outros.
O sistema inovador é composto por módulos de energia solar fotovoltaicos e equipamentos eletrônicos de conversão e gerenciamento de energia que permitiram captar energia do sol e transformar em  energia elétrica.  O sistema solar estará conectado a rede de energia da concessionária, no caso da Bahia é a Coelba, gerando energia elétrica em paralelo com esta rede e atendendo ao consumo do evento em tempo real.
Assim, a eletricidade que será utilizada na transmissão do evento pela internet, nos computadores dos juízes, na iluminação do palanque e nas áreas internas e externas, será produzida pelo sol de forma totalmente sustentável.
Sempre que houver excesso na produção energia, ou seja, quando houver maior produção de energia solar que o consumo, este será injetado na rede da Coelba. Por outro lado, sempre que houver um consumo maior que a produção solar, o complemento da demanda de energia será fornecido pela Coelba. Desta forma, a energia vai e vem da concessionária de forma sincronizada e automática de acordo com o uso e a geração solar. De modo que o evento poderá ter toda sua energia elétrica gerada pelo sol.
O projeto de energia renovável será coordenado pelo Eng. Aurélio Souza, Diretor da Usinazul, membro do grupo de pesquisa em energia solar da USP, Conselheiro do Green Climate Fund da ONU (GCF/UNFCCC). O LSF/IEE/USP é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Zilles, um dos maiores especialistas mundiais em energia solar e parceiro deste projeto.

SHOW

Desde 2008 o Surf Eco festival se despede com um grande show. Nos palcos já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal, como O Rappa, Natiruts, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Raimundos, Diamba, Adão Negro, Massa Sonora, entre outros.
Tradicionalmente é um verdadeiro festival, que conta com a participação de vários estilos musicais, como reggae, pop, rock, heavy-metal e outros.
Além dos shows de encerramento, numa arena especialmente montada para esta finalidade, ainda acontecem pocket-shows na área VIP do evento e na praia, todo final de tarde, para animar a galera que prestigia a parte esportiva do projeto.
Esta é, sem dúvidas, um casamento que deu certo: SURF e MÚSICA.
Data: 01 de Novembro
Show de encerramento com:
O Rappa | Ponto de Equilíbrio | Strike | Massa Sonora
Informações: 71 3014.1510
VENDAS: Point do Karioka (Ilhéus), Lojas Backdoor (Itabuna e Ilhéus), Lojas Mahalo (Itacaré).

O Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções, com apoio da Backdoor e patrocínio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Governo do Estado da Bahia e Petrobras, além do apoio da Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré. O evento é homologado pela ASP South America como uma etapa do ASP World 4-Star e será transmitido ao vivo na internet pelo www.surfecofestival.com.br

Fonte:  www.surfecofestival.com.br
 

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia