Itacaré é destino ideal para quem gosta de turismo histórico

Localizado no interior da Bahia, o município reúne belezas naturais e uma arquitetura que preserva casas coloniais dos séculos 17 e 19, além de ruas calçadas de pedra e antigas igrejas.
Ela é uma das sete cidades que compõem a chamada Costa do Cacau. São cerca de 180 quilômetros que apresentam cenários de natureza exuberante, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas, vastos coqueirais e densos manguezais em meio à Mata Atlântica. 

O que fazer em Itacaré?

Além do reduto de belezas naturais, Itacaré se destaca por ter um apelo histórico. Nas ruas é possível perceber construções que remontam ao período em que a produção e exportação cacaueira eram a atividade primordial da economia brasileira.
A cidade baiana também é perfeita para pessoas que desejam se reconectar com a natureza. Se você se inclui nessa categoria e gostaria de aproveitar a viagem para observar paisagens exuberantes e tomar banho em piscinas naturais, confira abaixo cinco atrações imperdíveis.
Cachoeira do Cleandro
Formada por duas áreas de quedas d’água, a cachoeira do Cleandro é tão límpida que parece uma piscina natural. Para chegar lá, é preciso sair de barco pelo rio de Contas, em Itacaré, e viajar por 30 minutos até o rio do Engenho.
Trilha da Prainha
Percorrer três quilômetros em meio à Mata Atlântica, com vista para o mar, e tomar banho na praia da Ribeira são algumas das atrações que a trilha oferece. Para ir até o local, basta se deslocar na direção sul das praias urbanas.
Fazenda Vila Rosa
Vila Rosa é a antiga sede de uma fazenda de cacau, localizada nas margens do Rio de Contas. Quartos rural luxo, cercado por terraço, jardim e piscinas de pedra. Restaurante e experiência chocolate. Hospedagem inclui café da manhã.
Conduru Arvorismo 
Na Praia da Ribeira é um dos mais belos circuitos de Arvorismo do Brasil. O percurso é composto por 17 atividades, totalizando 227m de trilhas suspensas com plataformas de até 9m de altura e duração média de 01:30h. Megatiroleza com 200m para até 2 pessoas.
Parque Estadual da Serra do Conduru
Entre Itacaré e Uruçuca porrui uma trilha interpretativa recuperada recentemente pelos funcionários do Parque, em parceria com agricultores tradicionais locais. É necessário agendamento prévio.
Reserva de Itacaré e Trilha Boa Paz
Estrada Parque Itacaré/Ilhéus km 07 + Ramal Boa Paz
Educação ambiental e preservação da natureza. Interpretação da fauna e flora, cachoeiras, piscinas naturais. Passeio de caiaques. Observação do Capitão do Mato, visita ao pequi verdadeiro. Lanche no Café da Mata com as delícias da culinária regional e indígena.
Cachoeira do Tijuípe
Estrada Itacaré - Serra Grande
O acesso é pela rodovia BA-001, entre Itacaré e Serra Grande. Uma trilha curta e leve leva até a cachoeira que possui uns 4m de altura por 15m de largura, com uma piscina natural propicia para banho.

Gastronomia em Itacaré


Recheada de cultura, a cidade de Itacaré tem um caráter cosmopolita até na gastronomia. A maior variedade culinária está nos restaurantes da rua Pedro Longo, na Pituba. Sorvetes, massas e até comida mexicana estão disponíveis na região. Mas uma boa pedida é aproveitar a visita para experimentar os sabores locais.
A dica é se aventurar pelas barracas de praia, pelos restaurantes caseiros à beira do rio de Contas ou até pelo calçadão, para saborear pratos como a moqueca de curuca ou um peixe vermelho assado. A tapioca de banana e a abóbora com carne seca também são imperdíveis.

Fonte: Adaptação texto O Nortão

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia