Venha se encantar com as Baleias Jubarte

Os primeiros avistamentos confirmados foram em Julho abrindo a temporada reprodutiva das baleias jubarte 2016 em águas brasileiras!


Este ano muitas baleias foram observadas em seu deslocamento ao largo das costas Sul e Sudeste do Brasil, em sua longa migração rumo às áreas de concentração mais ao norte, no Banco dos Abrolhos. Espera-se uma temporada de reprodução bastante movimentada, tanto na Bahia como na porção sul do Banco que margeia a costa do Espírito Santo, onde o Projeto Baleia Jubarte está desenvolvendo novas parcerias com vistas a monitorar a espécie regularmente também nesta região. 

As baleias podem ser visitadas por aqui entre julho e novembro. Venha conhecê-las de perto com uma das operadoras ou com a Itajubarte - Passeios Marítimos.           

Temporada no Brasil

Apesar dos milhares de quilômetros que separam a Antártida da América do Sul, mais precisamente, do Brasil, as exuberantes baleias jubarte se deslocam, todo ano, para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia. O Estado, conhecido por ser sinônimo de alegria principalmente no verão, tem nos meses de julho a novembro, uma atração à parte. São as baleia jubarte que invadem o litoral baiano. Durante a temporada, que tem início no começo de julho, é possível observar esses gigantescos e encantadores animais por meio do turismo de observação de baleias, o whalewatching. Observar e se encantar, é claro. Não há quem não se comova ao ver de perto um animal tão grande – mas ao mesmo tempo tão dócil – fazendo acrobacias surpreendentes em pleno mar.
Enquanto turistas se preparam para ver as baleias jubarte de perto, em cruzeiros de turismo, o Instituto Baleia Jubarte intensifica suas ações de pesquisa e de resgate, já que é comum, neste período, o encalhe de jubartes em várias partes da costa brasileira, sendo a Bahia e o Espírito Santo os locais onde há maior ocorrência – justamente por serem as regiões onde a espécie se concentra.
É também durante a temporada reprodutiva da baleia jubarte no Brasil, quando cerca de 9 mil baleias jubarte chegam ao litoral brasileiro, que o trabalho de sensibilização da sociedade para a conservação da espécie se fortalece, já que, paralelamente ao trabalho institucional,é feita também uma série de ações de comunicação com o objetivo de aproximar a temática de formadores de opinião e da sociedade.
Quer conhecer mais sobre o Instituto Baleia Jubarte? Acesse www.baleiajubarte.org.br

Fonte: Instituto Baleia Jubarte

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia