terça-feira, 19 de setembro de 2017

Obras da Pituba, em Itacaré, entram em fase de conclusão

As obras de requalificação urbana da Rua Pedro Longo, no bairro da Pituba, em Itacaré, entram na fase de conclusão, com a pavimentação de todo o trecho que compreende da Praça da Mangueira até a Praça Santos Dumont, mais conhecida como a Praça dos Cachorros. O espaço já está de cara nova e vem recebendo elogios dos itacareenses e turistas. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura de Itacaré e atualmente está sendo concluída a retirada dos antigos paralelos e finalizada a nova pavimentação. O próximo passo será o ajardinamento, deixando o Bairro da Pituba ainda mais bonito.


O projeto de reurbanização da Pituba foi discutido amplamente com a comunidade, que teve a oportunidade de propor, apresentar sugestões e conhecer detalhes da obra. A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também realizou reuniões com moradores e comerciantes da rua onde foi discutida e aprovada uma minuta de decreto definindo regras para o ordenamento e utilização do espaço. Essa minuta já foi encaminhada para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e à Procuradoria Jurídica para redação final e publicação.


Antônio de Anízio explica que a obra de requalificação urbana da Rua Pedro Longo, também conhecida como Projeto Calçadão da Pituba, é uma ação da administração municipal com o objetivo de readequar a referida rua como espaço de uso coletivo, privilegiando os pedestres e a sua utilização como espaço de circulação e lazer pela população local e pelos visitantes, considerando a vocação turística da cidade. A proposta é valorizar o espaço, deixar a cidade muito mais bonita e criar mais áreas de entretenimento.


O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, informou que, visando a implementação dessa obra, a prefeitura de Itacaré firmou um convênio com o Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal, no valor de 500 mil reais, e a gestão atual modificou o projeto inicial de forma a melhor atender aos anseios da população e viabilizar a execução total da intervenção, que compreende um trecho de aproximadamente 1.400 metros entre a praça Santos Dumont e a rótula de acesso à avenida principal do loteamento Conchas do Mar, no final da Praça da Mangueira.

Fonte: Prefeitura de Itacaré