Conheça o Circuito Turístico de Taboquinhas

Fazendas de Cacau mostrando a produção de chocolate, aventura, Rafting no Rio de Contas e uma gastronomia única.

Taboquinhas oferece aos visitantes um circuito turístico com diversas opções de lazer e aventura. São fazendas de Cacau que mostram o passo a passo da produção de Chocolate, o Rio de Contas que formam corredeiras excelentes para a prática do rafting e rapel, além de contar com diversas cachoeiras cercadas por Mata Atlântica.


O Distrito de Taboquinhas está localizado a 28 km da cidade de Itacaré e já foi o centro nervoso de todo o município. Quando ainda não se falava em turismo e a base da economia era a cultura do cacau, Taboquinhas era vista e vivida como verdadeira sede do município. Com a derrocada da lavoura e o avanço do turismo, os negócios passaram a estar mais ligados à Sede, localizada à beira mar.

O turismo de aventura tem tido um papel preponderante tanto no desenvolvimento de Taboquinhas, quanto na integração do município. Afinal, tem sido através dele que, a cada ano, mais e mais turistas passam por ali, ávidos por doses maciças de adrenalina. É em Taboquinhas que se pratica o rafting, a tirolesa no Rio de Contas e outras atividades.

A natureza, dá sinais de vigor tão intensos quanto aqueles que podem ser observados das praias e trilhas mais próximos ao mar. Graças à cultura do cacau, a Mata Atlântica foi intensamente preservada. Antigas fazendas começam a abrir suas porteiras e alargar seus horizontes. Ainda é possível apreciar construções incríveis - antigos casarões, sedes de fazendas - datados de mais de 300 anos atrás. Afinal, a praga da Vassoura de Bruxa também acabou tendo um lado positivo mostrando, na prática, que é possível integrar lavoura, turismo e conservação. Aliás, é também impossível tratar deste assunto sem mencionar Rua de Palha, Água Fria e toda a zona rural. Taboquinhas é o acesso para tudo isso.

O que fazer em Taboquinhas?! Diversos serviços e atividades podem ser encontrados por aqui:
Esportes de aventura, trilhas e cachoeiras, hospedagem rural e bares e restaurantes.

Como chegar: Partindo de Itacaré através da BA-001, chega-se ao Km6 onde há uma rotatória. Daí, seguindo à direita, percorre-se um curto trecho até uma segunda rotatória onde seguindo à esquerda se tem início a BA-654, estrada que nos liga não só a Taboquinhas, mas também a outras localidades da região, como Ubaitaba - cidade com relativa importância econômico-financeira, às margens da BR-101.

O percurso até Taboquinhas é de 28km e a estrada, toda asfaltada, foi recentemente inaugurada, facilitando ainda mais o trajeto não só para os turistas, mas principalmente para a população local que agora tem acesso mais fácil e rápido à sede do município, contando com horários diários de ônibus.

Fotos assinadas: Elton Andrade
Texto: ITACARE.COM

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia