quarta-feira, 9 de maio de 2018

5º Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré"

Evento acontece de 12 a 15 de julho e terá a curadoria de Elibia Portela

De 12 a 15 de julho acontece a 5ª edição do Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré". Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elibia Portela assina a curadoria do evento que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas.


Com o objetivo de reunir baianos e turistas, o balneário vai incentivar os restaurantes locais a apresentar pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com riqueza de sabores, além de shows musicais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show.

Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, "o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia, e Itacaré mostra para o Brasil que vai muito além do surf, e do sol e praia, e que tem um roteiro gastronômico imperdível e vem fortalecendo seu calendário com eventos de muita qualidade e identidade cultural”, afirma o prefeito.

O 5º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré aproveitará a grande diversidade gastronômica local, onde cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos Chefs e Cozinheiros Locais.


Durante o festival, a cultura e a música de Itacaré terão espaço garantido com uma programação especial para apresentação de manifestações culturais quilombolas, como o ‘’Bicho Caçador’’, Volta da Jiboia, Capoeira, Samba de Roda e Samba Reggae "Dedo de Moça". Além de Estrutura de palco para apresentações de artistas e músicos locais que dividiram o palco com artistas da Bahia.

A realização da Feira da Feira Gastronômica com pratos inscritos especialmente para o Festival e a Feira Agricultura Familiar são dois grandes destaques para esta edição. Esses espaços tem como objetivo criar e fortalecer a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar da região.

Também será realizada a Cozinha Show. O local será um espaço preparado para a interação entre profissionais da gastronomia local e visitantes. Uma cozinha especialmente montada no evento para receber a presença de chefs que mostrarão suas habilidades e ensinarão alguns de seus truques.


Fonte: Laboratório da Notícia