Tem mulherada no surf!

Por: Bella Papadopoulou.

 Com tantas belas praias e bons picos de surf, seria impossível não querer pegar uma prancha e sair por aí. Embora o surf seja dominado por surfistas masculinos, Itacaré tem muitas meninas que estão prontas para provar o contrário! 


Surfista: Mariana Padilha. 
Onda preferida: Praia da Tiririca.
Jovem, Marianna Padilha não pode ficar fora da água por muito tempo. Está sempre participando de competições regionais durante todo o ano. Ela pegou sua primeira onda há três anos em Barra Grande e foi amor a primeira vista com tudo o que tem a ver com o surf desde então. 
"Eu me sinto ansiosa quando estou competindo! Mas todas as meninas começam a conversar e contar piadas umas com as outras apenas para quebrar esse sentimento e começar a se divertir descendo as ondas", diz Marianna. 

A australiana Cassie Bordin começou a surfar a cerca de 5 meses atrás, quando veio pela primeira vez para Itacaré e afirma que seu maior desafio é querer sempre dar o melhor de si e buscar evoluir a cada dia. 

  • Surfista: Cassie Bordin.
    Onda preferida: Praia da Engenhoca e Tiririca.
"Logo percebi que o surf está fora de seu controle, como cabe vários elementos naturais e não só as suas próprias capacidades. É sobre o que a mãe natureza lhe dá no dia", diz Cassie. 

Vindo de uma cidade perto de Byron Bay, que é também um dos mais famosos picos de surf autralianos, ela tem obtido muitas questões de por que ela esperou vir para o Brasil para poder começar a surfar. 

"É algo que eu sempre quis fazer, mas acho que nunca era o momento certo para isso. Aqui em Itacaré eu finalmente tive o tempo que o surf exige e as ondas não são tão fortes como as de casa. Também Itacaré tem uma grande seleção de praias para todos os níveis e conhecimentos", diz ela. 
Surfista: Jane Morais.
Onda preferida: Praia da Tiririca.
Morando em Itacaré há mais de 10 anos, Jane Morais é considerada uma surfista experiente local - e com 12 anos de surf em seu currículo - muito bom! O que manteve Jane motivada por tantos anos foi a sensação de estar totalmente calma em contato com o mar. 
"O mar para mim é um lugar onde eu posso me sintonizar com a natureza, relaxar e esquecer de tudo", diz ela. 
Ela agora trabalha como instrutora de surf e o que ela acha mais gratificante é ver o progresso dos estudantes e a excitação deles. 

"Todo mundo que começa a surfar tem suas próprias barreiras e medos e vendo meus alunos superarem esses medos e limites é o que é mais gratificante para mim como instrutora", diz ela. 

Embora isso esteja mudando, surf ainda é dominado por surfistas masculinos e é algo que pode fazer meninas hesitarem se devem tentar ou não. Sendo um bom exemplo para si própria, Jane explica que "surf é dedicação e prática para qualquer pessoa que está determinada a surfar pode fazer!".


Surfista: Nayane Rosetti.
Onda preferida: Praia da Tiririca. 
Katia Pitta, surfista há 6 anos, acha que o surf é uma ótima maneira de manter o corpo em boa forma e ainda ter muita diversão. Embora ela adore estar na água pegando ondas, ela ama a sensacao depois do surf, ainda mais, quando você se sente cansado e contente.

Nayane Rosetti é de São Paulo, mas deixou os picos paulistanos a fim de surfar as ondulações baianas. Surfando há quase 10 anos, os dias como aprendiz tentando levantar-se já estão quase esquecidos. No entanto, sua dica para todas as meninas iniciantes é começar com uma prancha adequada que permite você se divertir e se levantar com facilidade.

"Quando eu era uma novata a prancha perfeita para mim foi uma ”evolution” porque é muito estável e fácil de remar" ela diz.
Hoje, Nayane e todas as outras garotas continuam a desfrutar do surf em Itacaré e ter muita diversão dentro e fora da água.

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia