Saúde em Itacaré


Quase todos os dias um brasileiro me pergunta se eu gosto de morar em Itacaré. Quando penso nessa pergunta relaciono uma lista de coisas que me atrai há mais de sete anos:
a bela natureza, praias espetaculares, o clima, pessoas felizes e também o fato de ser apaioxanada pela música popular brasileira que eu já era fã antes mesmo de conhecer o país.

Durante o dia, geralmente Itacaré é ensolarado o que proporciona muitas atividades. Gosto muito de estar sempre fazendo atividades saudáveis, como: canoagem, frescobol, surf, natação, corrida, andar de bicicleta, slackline, jogar capoeira...

Eu perguntei a três profissionais da área de saúde alternativa o que quer dizer ser saudável em Itacaré:

"O que faz uma pessoa ser saudável são os bons hábitos como dormir bem, ter uma boa alimentação, manter pensamento positivo e estar em harmônia com a natureza, porque ela é a base da vida, disse Wellington - terapeuta holístico da Clinica do Sol.

Nas grandes cidades geralmente paga-se um preço alto para ter uma vida saudável, e aqui você só precisa querer ser, porque a natureza está presente em todo o nosso dia e em todo lugar.

Mas Itacaré também tem o outro lado da moeda.

"A noite tem uma energia diferente", disse uma instrutora de pilates que freqüenta Itacaré, ela diz também que tem que ser forte para não deixar seus hábitos saudáveis de lado, pois a noite também é muita divertida.

E ela está certa! Cervejas e caipirinhas rolam de mão em mão, o ar a noite é preenchido com fumaça, poucas roupas e pessoas sempre interessadas em conhecer umas as outras. É possível passar a noite inteira dançando e rindo, o que te faz ter uma noite mal dormida ficando dificil acordar cedo, principalmente para quem mora nas mediações da rua da Pituba, rua principal de bares e restaurantes.

"A qualidade de vida em Itacaré é maravilhosa. Nós vivemos na mata atlântica com fácil acesso a vários tipos de frutas e vegetais, no entanto, nós precisamos imensamente que o poder público cuide da saúde da população e isto hoje é uma grande preocupação", disse Verônica - massoterapeuta da EasyDrop.

Entendo perfeitamente. Quando fui picada por um maribondo há duas semanas, eu estava receiosa de ir ao hospital por causa da sua má reputação.

"Para definir uma cidade que tem como base a qualidade de vida, devemos considerar não somente o indivíduo ou seus hábitos saudáveis mas é importante também que a saúde pública funcione, pois também dependemos dela para que o conjunto esteja completo.

No Brasil, como em muitas partes do mundo, a educação ainda é escassa, e a situação de pobreza em vários lugares são muito abaixo do normal, diz Wellington que também dá aulas semanais de Tai-Chi e Biodança. "Meu objetivo é ajudar os outros a entender como o corpo funciona, trazendo a verdadeira consciência e equilibrio da vida individual e social".

Eu participei de algumas aulas de Tai-Chi e Biodança e achei  uma boa alternativa para preencher a atividade noturna, então, acabei trocando os bares pelas aulas, o que tem me feito muito bem. Além disso recebi massagens da Verônica e Wellington e posso garantir que ambos tem boas mãos e ótimas energias.

Com as mudanças da situação sócio-econômica em Itacaré, deveríamos dar mais cada vez mais valor aos cuidados preventivo de saúde disponíveis neste paraíso.

O Wellington acrescentou, "Itacaré é um ponto de encontro para pessoas especiais e criativas do mundo todo. É importante para a nossa comunidade ser forte e adequar as necessidades dos próximos anos".


Por: Lala the Sunchaser

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia