Libélula - Projeto Cultural Educativo para Adolescentes Femininas


por: Juliana Machado


O projeto Libélula foi implementado em 2006 resultante de um levantamento feito com os adolescentes nas escolas da cidade e que comprovou o alto grau de desinformação sobre assuntos como orientação sexual, prevenção, planejamento e perspectiva de vida. Os dados alarmantes estimularam a criação do projeto como uma necessidade de intervenção direta no dia-a-dia desses jovens.

Em dezembro de 2008 o projeto foi reconhecido como Ponto de Cultura do Estado da Bahia atraves do Edital do Minc/Secult publicado no Diario Oficial sob o n° 067/2008 e desde então vem realizando diversas ações na cidade e região. Entre essas podemos destacar a Jornada Cultural que ocupou a Rua João Coutinho durante todo um dia com diversas atividades culturais, presença de mestres da tradição oral local como o Sr. Morenito, D. Mariinha, representantes de outros Pontos de Cultura, e a participação especial do grupo de hip hop “O Quadro” de Ilheús que no fim do dia agitou a meninada.

Essa iniciativa também transformou o muro na esquina das ruas João Coutinho e João de Souza num colorido mural representativo da cultura baiana. As meninas, entre 11 e 17 anos integrantes do projeto Libélula participaram de um processo de criação e estímulos com oficinas coordenadas pelos facilitadores do projeto e pela artista Juliana Mauer, graduada em Artes Plásticas na Argentina, idealizadora e coordenadora do projeto.

O objetivo foi transformar um espaço na cidade em um painel de memórias e costumes locais valorizando a cultura da região e resgatando esses valores na comunidade em geral.
Outra ação está prevista para o próximo mês, com diversas atividades na Praça dos Cachorros. Aguardem!

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

O site Itacaré.com é homenageado na 2ª Edição do Prêmio Destaques Itacaré