Por: Bella Papadopoulou
Último fim de semana foi um grande dia para todos os filhos do Bairro Novo, quando as portas para contar histórias foram abertas.
A Casa do Conto é uma ação social com foco na literatura. É exclusivamente para as crianças do Bairro Santo Antonio (Bairro Novo) de 5 até 12 anos de idade. É um projeto que foi fundado por Ana Laura Nodar, Francielle Benevides, Marcelo Fantucci e Rafael Molon.
“Nossa intenção é contar histórias esperando despertar nas crianças o interesse pela leitura e acrescentar algo mais na vida delas” diz um dos fundadores.
A ideia surgiu do proprietário da casa que mora fora de Itacaré que era fazer algo no bairro, e essa disponibilidade foi o suficiente para os fundadores começarem a reforma da casa e adequar as necessidades das crianças.
Qual é o objetivo?
“Nosso objetivo é estimular nas crianças o interesse pela leitura, acreditando em um melhor desempenho escolar e com isso melhorar a auto estima da criançada de um bairro carente como o Santo Antonio” diz Marcelo.
No dia de abertura a resposta foi esmagadoramente positiva. Crianças de toda a área vieram e mostraram seu entusiasmo para a Casa do Conto.
“Nos preparamos para receber 300 crianças em uma festa com o tema Circo (mas esse número foi muito maior e deviam ter 500 crianças) tinham vários palhaços, amigas voluntárias pintando o rosto das crianças, um juiz organizando o futebol dos meninos e das meninas, um carrinho de pipoca outro de cachorro quente, algodão doce e no final distribuimos um pedaço de bolo e um catavento para cada criança” diz Marcelo e continua dizendo que “não sabíamos de que maneira elas iriam reagir e pra nossa surpresa as brincadeiras foram muito bem recebidas (futebol, dança das cadeiras e corrida do saco) e todos se divertiram bastante”.
Um filósofo disse uma vez "as histórias têm de ser ditas ou morrem, e quando morrem, não podemos lembrar de quem somos ou porque estamos aqui". Se isto é verdade, Marcelo e os outros fundadores estão fazendo algo mais do que apenas uma ação social.