Atrativos para curtir Itacaré neste verão

 

A temporada de verão promete ser movimentada em Itacaré. Situado na Costa do Cacau, no sul da Bahia, o destino oferece boas opções para quem deseja curtir a alta estação cercado pela natureza, com praias paradisíacas, surf, aventura, cachoeiras, rios e mais.

É possível passear de canoa, tomar banho de cachoeira, pegar ondas, fazer arvorismo, rafting, caminhar de praia em praia e tomar banho de mar em águas cristalinas. A receptividade da população local, a gastronomia única da Bahia, as hospedagens reconfortantes e o ambiente tranquilo também fazem parte da experiência de quem visita o local.

Itacaré

Avaliada com conceito “excelente” pelo TripAdvisor, um dos principais sites de viagens do Brasil, Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia de caça, pesca e agricultura à margem do Rio de Contas.

A cidade só começou a se desenvolver na segunda metade do século XIX, com a produção de cacau. Em 1980, quando uma praga afetou as lavouras, Itacaré, um vilarejo de pescadores, começou a ser descoberta por surfistas aventureiros, e pouco a pouco atraiu visitantes do mundo todo.

Praias

A singularidade das praias de Itacaré é atrativa para os turistas: extensas com imensos coqueirais, outras menores emolduradas por morros cobertos de matas. Algumas localizadas dentro da cidade possuem infraestrutura turística e as mais afastadas são acessíveis por trilhas com muita beleza natural que compensa o esforço da caminhada.
Entre as praias que os visitantes poderão conhecer em Itacaré, estão Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, São José, Prainha, Coroinha, Pontal, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Itacarezinho, Corais  e Serra Grande. Muitas delas hospedam os melhores picos para a prática do surf.

Mata Atlântica

Além das belas praias como roteiros turísticos, Itacaré ostenta o Parque Estadual da Serra do Conduru, uma área de aproximadamente 9 mil hectares e abriga importantes trechos da Mata Atlântica ainda preservados, rios e cachoeiras, também muito procurados pelos turistas.         
O Rio de Contas é o principal da região. Ele nasceu a 1500 metros de altitude, na Serra da Tromba, na Chapada Diamantina, e percorre cerca de 620 km até atingir Itacaré. Nele é possível fazer rafting e também percorrê-lo de canoa.

Taboquinhas

Taboquinhas é distrito de Itacaré e já foi centro nervoso de todo o município baiano, especialmente na época da cultura do cacau. Com  o declínio da lavoura e o avanço do turismo, a cidade passou a ser vista como o lugar perfeito para o turismo de aventura, que foi preponderante no desenvolvimento local.   
O destino reúne uma série de atrativos, como praias, trilhas, rios, cachoeiras e fazendas de cacau que abrem suas portas para o turista vivenciar a época do “ouro negro”,  e locais para a prática de esportes de aventura como o rafting, rapel e tirolesa.

Cachoeiras

As cachoeiras são atrativos muito procurados em Taboquinhas. A Cachoeira de Noré, com uma queda de 15 metros, é propícia para a prática de rapel. Para chegar ao local, é necessário cruzar o Rio de Contas de canoa e percorrer uma trilha de 10 minutos de caminhada dentro das fazendas de cacau.

A Cachoeira da Pancada Grande é uma das maiores quedas d’água da região, com aproximadamente 40 metros de altura. Fica a uma hora do Cais do Forte por barco a motor subindo o Rio de Contas e mais 40 minutos de caminhada por uma trilha.

Foto: Itacaré Drone

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia