42 estabelecimentos participam do Festival Gastronômico de Itacaré

Entre os dias 25 a 28 de julho não são apenas suas belas praias, noite animada e praticas esportivas que levam baianos e turistas para um dos destinos mais badalados da Bahia. Nestes dias, Itacaré tem um tempero diferente na 6º edição do Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré". Em 2019 participam 42 estabelecimentos e mais de 50 pratos estão disponíveis.
Pode ser entrada, prato principal ou sobremesa. São várias opções no evento que tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar, gastronomia de raiz e roteiros gastronômicos. No festival, os restaurantes usam a criatividade na elaboração dos pratos, que obrigatoriamente devem conter ingredientes da agricultura familiar regional.

Entre os restaurantes participantes estão nomes como Banana´s  Café Gourmet, Cabana Corais, Coco Pimenta Gastro Bar, Espaço Brasil Restaurante, Itacaçaí, Itacarezinho Restaurante, Restaurante Sabores da Terra (Hotel Ecoporan), Restaurante Manga Rosa, Restaurante Sabores da Bahia, Txai Resort e Terra Boa Hotel Boutique, com opções que variam de R$ 7 a R$ 90.

O evento tem opções para abrir o apetite como Tapioca Retada: Tapioca na cerveja escura, com carne do sol acebolada, queijo coalho e vinagrete à moda, Bondiola Braseada: Copa de lombo braseado, no pão sírio com maionese de horseradish, picles de ameixa e requeijão baiano, acompanhado de geleia de abacaxi e anéis de cebola e Nordeste tropical: Esfiha com massa tradicional, mussarela, carne seca, alho poró e abacaxi com canela.

Para quem tem mais fome opções como File à moda da Casa: Filé mignon ao molho de cebola caramelizada, acompanhado com arroz negro, farofa de cenoura refogada com óleo de coco, batata frita caseira, e mix de pimentas com tomates, Peixe Raízes: Filé de peixe grelhado com creme de jenipapo acompanhado com musseline de cará roxo e redução de beterraba e Filé Aldeia Especial: Filé de peixe ao molho chutney de manga, guarnecido de risoto de pupunha fresca com castanha de jaca.

De sobremesa é possível escolher entre Brownie com Sorvete e Geleia de Cupuaçu: Brownie com cobertura de chocolate e nibs de cacau, acompanhado com sorvete e geleia de cupuaçu, Cacau-Pimenta: Bolo de cacau com café, mousse de laranja cobertura de pimenta com chocolate, Banana Tropical: Banana caramelizada com coco desidratado, acompanhado de sorvete de creme e Maracaxi Show: Sorvete de coco e tapioca servido no abacaxi, com pedaços de abacaxi flambado e com calda de maracujá, regado com castanhas e raspa de limão, entre outros.

Não foram esquecidas opções para beber. Prainha: Coquetel de manga, limão, gengibre, curaçau blue e vodka, Coco Bahia Virgem: Drink à base de coco, limão e leite condensado e Cacauroska da Pituba: Coquetel na cabaça do cacau à base de vodka e creme de cupuaçu,são drinks que estão no festival.

O evento ainda conta com pratos como Camarão Ouriçado: Camarão empanado na tapioca com vatapá de ouriço e molho lambão, Acarajé Mississipi: Bolinho crocante de siri catado, arroz ao perfume de cidreira, salada de couve, rúcula, manga, melancia, cebola marinada no açúcar, acompanhado na manteiga de limão, molho agridoce picante e vinagrete de cacau e Pizzas Brotinhos de Banana: Mini-pizzas de flores de banana verde cobertas com queijo com molho barbecue e opções de frango, camarão, jaca, carne seca.


A novidade de 2019 é a criação do Circuito Gastronômico na orla de Itacaré com feira gastronômica, armazém do chocolate e produtos regionais, cozinha show com Chefs convidados, feira da agricultura familiar, feirinha de artesanato e economia criativa, lançamento dos roteiros gastronômicos, apresentações culturais e shows musicais.
Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e este ano o evento tem grandes shows musicais, além da Feira Gastronômica que foi sucesso no ano passado, fortalecendo a gastronomia e o turismo local”, afirma o prefeito.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural por meio da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré, Faculdade Madre Thais, IGA – Instituto Gastronômico das Américas, Ertour, SENAC e da Cervejaria Eisenbahn.

A sexta edição o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré traz à cidade Maria Gadú. No dia 27 de julho (sábado), a cantora apresenta seus sucessos. No palco, a artista apresenta composições de sucesso como Shimbalaiê, Bela Flor, Dona Cila, e canções que fazem parte da sua vida como A História de Lilly Braun, de Chico Buarque. Os artistas da terra e região também estão no palco do Festival com shows de Padre Edinaldo, Banda Espartas, Marcos Abaga, Trio Baianado, Laís Marques, Reginaldo Natureza, Rodney Roque, Banda Bruta Raça, Ronara Criola e Grupo Rayô.

“O festival gastronômico se consolida como produto turístico, realizado em julho, para atrair baianos, turistas do sul e sudeste do país, em período de férias escolares”, afirma o secretário municipal de Turismo e organizador do evento, Júlio Oliveira.

Serviço
6º Festival Sabores de Itacaré 
Dias: 25 a 28 de julho
Apresentação para o trade
Onde: Orla de Itacaré
Horário: a partir das 17 horas
Onde: Itacaré/ localizado a 249 km de Salvador 
Aberto ao Público

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia