Itacaré cria projeto de valorização da arte, Tamo Junto pela Cultura

A Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, criou o movimento “Tamo Junto pela Cultura e Por Itacaré”, que tem como objetivo construir junto com os segmentos e entidades ligadas ao setor, ações e atividades para apoio à cultura durante a pandemia. A decisão foi tomada numa reunião realizada nesta quarta-feira (29/04/), onde se discutiu a elaboração do Plano Estratégico de Ação para a retomada da Cultura no município.

Outra ação que será desenvolvida, é a realização do levantamento das principais necessidades do setor de cultura nas suas diversas linguagens, afim de garantir o apoio básico e o auxílio para os artistas locais durante o período da pandemia. Também será elaborado o Plano Estratégico da retomada do Setor da Cultura pós Covid19, com objetivo de desenvolver ações que possam garantir uma retomada tranquila e segura para a realização das atividades artísticas no município.

Ainda no encontro dos representantes da Prefeitura de Itacaré com o Conselho Municipal de Cultura, foi abordado que em virtude do segmento da música ser a aérea mais afetada pela pandemia, surgiu a ideia de criar o Projeto “Live Tamo Junto”, com a realização de apresentações pelos artistas em suas casas ou em um espaço disponibilizado pela Prefeitura e parceiros, sem desrespeitar a orientação de quarentena para barrar a epidemia de coronavírus.

As apresentações serão pagas pela Prefeitura de Itacaré e parceiros, com objetivo de apoiar os artistas locais e proporcionar a população entretenimento sem sair de casa. A primeira Live Teste será realizada nesta sexta-feira, dia 1º de maio, às 18 horas, no Estúdio Armondes, com o Trio Baianado. Na próxima semana serão criados os critérios de participação através de sorteios no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itacaré, que definirá a ordem de apresentação dos artistas. A Prefeitura buscará parceria para dar todo o suporte necessário para os artistas realizarem as Live’s.

Ainda no encontro, foi decidido a criação do projeto “Talentos de Itacaré”, com a promoção dos talentos de Itacaré na área da cultura (música, artes plásticas, teatro e dança). O objetivo é valorizar os artistas locais com a divulgação dos seus trabalhos nas redes sociais e em outras plataformas no período da quarentena, tendo como público alvo adolescentes e mestres.

No encontro online dessa quarta-feira foi decidido também finalizar a implantação do Sistema Municipal de Cultura no município de Itacaré com o funcionamento do Fundo Municipal de Cultura de Itacaré que ainda necessita de registro da Receita Federal do CNPJ e abertura da Conta Bancária. Outra ação será a criação do Projeto Amigos da Cultura, para apoio de pessoas físicas e jurídicas para os artistas locais durante o período da pandemia, tendo como contrapartida a prestação dos serviços dos artistas para a população.

E as medidas de valorização e apoio à cultura não param por aí. Também será criado o Projeto Voucher Cultural para comercializar pacotes promocionais de apresentações culturais a serem realizadas após o término da pandemia, assim como outros segmentos do turismo começaram a realizar. E tem ainda a criação do Projeto Hora da Cultura, que visa criar Programa de Rádio, Lives e transmissões ao vivo pelas redes socias com especialistas na área de cultura para conversar e orientar o setor nos diversos temas por segmentos e tendências durante, e pós pandemia.

Para cada um desses projetos foram criados grupos de trabalho para coordenar as ações e encaminhamentos. Os próximos passos serão ampliar a participação dos conselheiros e convidados para compor os Grupos de Trabalho; Realizar a primeira Live Teste: Definir os critérios e ordem de apresentações nas lives, assim como as linguagens artísticas que podem participar; Fazer o levantamento das principais necessidades do Setor de cultura; Identificar os Artistas para o Projeto Talentos de Itacaré; Escrever os Projetos Amigos da Cultura e Voucher Cultural e iniciar a elaboração do Plano Estratégico de Retomada da Cultura.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que nesse momento é preciso da união de todos os setores com o segmento da cultura, com os artistas, principalmente os músicos, mestres de capoeira e todos aqueles que dependem da movimentação turística precisam de apoio e auxílio. “Vamos todos juntos ajudar a cultura passar por este momento de pandemia”, disse o prefeito António de Anízio.

“Quero mais uma vez parabenizar a iniciativa da campanha e reforçar a necessidade de ampliação do apoio de todos. Cada segmento pode se articular na busca de informações sobre a situação e trazer para que essa situação de pandemia seja minimizada”,  reforçou Ronara Chagas, presidente do Conselho Municipal de Políticas Cultural de Itacaré.

Conforme orientação do prefeito António de Anízio, a Secretaria Municipal de Turismo passou a assumir provisoriamente as funções da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. Segundo Júlio Oliveira, secretário municipal de Turismo, a criação do movimento “Tamo Junto pela Cultura” tem como principal objetivo o levantamento de informações para necessidades do Setor da Cultura neste período da pandemia, e a criação de um Plano de Ação para apoio e retomada das atividades culturais pós Covid 19. “Precisamos de todos para apoiar os nossos artistas na superação da pandemia e já planejar a retomada, por que já começamos a viver o novo normal e devemos nos adaptar o mais rápido possível com todos os cuidados, tranquilidade e segurança”, disse o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itacaré

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 frases mais faladas em Itacaré.

Nova estrada de acesso às praias de Itacaré

Boa Noite com Myreia